Por que a automação e a análise dados são essenciais para gestão do seu negócio

- 25 de Novembro de 2021

analise de dados para maquina de suco de laranja

Você já sabe por experiência própria que não é mais possível manter os mesmos padrões gerenciais diante de tanta inovação tecnológica, do amplo acesso à informação e da mudança de comportamento de consumo nos últimos anos.

Nesse cenário desafiador, é preciso que os elementos essenciais para que seu negócio prospere, tenha longevidade e acumule bons resultados estejam presentes

E os princípios norteadores para uma gestão atual e capaz de enfrentar os novos desafios são a automação e análise de dados.

As ações tomadas para desenvolver esses dois pilares no seu negócio podem garantir a alta performance dos seus produtos e serviços prestados.

Automação

Apesar da grande variedade de ferramentas tecnológicas disponíveis e acessíveis, alguns empresários podem criar objeções à automação de processos acreditando que é necessário ter um grande aporte financeiro e uma demanda que suporte esse nível de investimento.

A realidade, no entanto, é que a indústria aposta cada vez mais no desenvolvimento de equipamentos que atendam às mais diversas necessidades.

Portanto, a automação deve ser considerada em todos os nichos de mercado, do pequeno ao grande negócio, para que todos possam colher os bons frutos da otimização de processos através da tecnologia.

As principais vantagens competitivas que a automação pode garantir para um negócio são:

  •  aumento da produtividade e assim permitir que os colaboradores se concentrem em desenvolver estratégias e não fiquem retidos no operacional;
  • melhora do atendimento porque oferece ao cliente uma nova experiência de consumo, mais rápida e eficiente;
  •  redução do retrabalho, já que não há erro num processo automatizado;
  •  coleta de dados através de softwares integrados às máquinas.

Esse último quesito leva ao segundo elemento de gestão inovadora, tão necessário para empresas que querem permanecer competitivas no mercado atual.

Análise de dados

Integrados aos equipamentos de automação, os softwares coletam dados gerados pela operação. Com essa informação, é possível entender em profundidade o padrão de consumo dos clientes.

Isso é muito valioso para atender às expectativas dos consumidores e entregar de fato o que eles desejam. Além disso, esses dados são determinantes para o desenvolvimento de ações que aproximem a marca do cliente.

Não só o marketing da empresa pode utilizar a ferramenta, como todos os demais setores devem amparar a tomada de decisão em dados.

Com todas as informações disponíveis em mãos, ficam bem mais confiáveis a gestão de riscos de novos investimentos, a avaliação das estratégias adotadas e as possíveis escolhas que os gestores deverão tomar.

Além disso, com dados precisos sobre a produtividade e o crescimento do negócio, é possível estabelecer metas realizáveis e monitorar esses resultados.

Por isso a Zumex trouxe uma nova era de espremedores de suco de laranja industrial. Conectadas com as novas necessidades de gestão, as Smart Juicers do nosso portfólio de máquina de suco coletam dados em tempo real. 

E gestores têm acesso a relatórios completos sobre o desempenho das máquinas de suco de laranja, com informações como a quantidade de frutas espremidas por dia e vários outros dados confiáveis sobre o processo.

Para saber mais sobre o Zumex Connect e tornar seu negócio mais inteligente, entre em contato com a nossa equipe especializada.