Suco de laranja - um poderoso aliado nos hábitos alimentares das crianças

- 01 de Dezembro de 2021

máquina-suco-laranja

Durante as fases de crescimento e até mesmo pela adaptação do paladar nos primeiros anos de vida, é comum as crianças recusarem frutas e outros vegetais.

Os pais enfrentam essa resistência como uma árdua batalha. Tentam de todas as formas convencer os pequenos a comer frutas, legumes e verduras, mas na maioria das vezes saem derrotados. 

Só que nesse embate, há um jeito de conciliar sabor e nutrição. Uma solução para agradar o paladar da criança e garantir que ela tenha o aporte necessário de vitaminas é oferecer um copo de suco in natura, fresco e saboroso.

Os sucos podem ser um grande aliado na nutrição infantil quando inseridos corretamente na alimentação das crianças.

A bebida natural da laranja, por exemplo, pode ser usada para melhorar a absorção do ferro. O ideal é oferecer o suco fresco, feito na hora, como acompanhamento das principais refeições ou logo em seguida.

Segundo uma pesquisa publicada no Journal of Pediatric Gastroenterology and Nutrition, o suco natural de laranja é mais eficaz para aumentar a absorção de ferro do que o suco de maçã, apesar do senso comum acreditar o contrário.

Os dados mostram que a absorção de ferro foi 2 vezes maior nas crianças que tomavam suco de laranja ao invés de suco de maçã.

Como deixar o suco de laranja ainda mais nutritivo?

Rico em fibras, Vitaminas A, B, C e E e com propriedades anti inflamatórias e antioxidantes, o suco de laranja 100% natural e fresco é considerado um super alimento.

Mas seus benefícios podem ser potencializados quando combinados com outros vegetais, transformando a bebida numa fonte rica de vitamina e minerais essenciais  e garantindo o aporte diário de nutrientes para as crianças.

Além disso, as combinações de sabores,cores e texturas podem aumentar as chances de aceitação da bebida durante as fases mais seletivas da criança.

Quais são as melhores combinações de frutas e vegetais para o suco das crianças?

A acidez e a doçura do suco natural da laranja são ideais para as combinações de sabores com outros ingredientes. Selecionamos 4 opções cheias de nutrientes para aguçar a curiosidade e o paladar das crianças.

  1. Suco de laranja com morangos congelados: nessa receita, as duas bebidas não se misturam e criam um jogo de cores atraentes para as crianças. Só precisa bater os morangos congelados com o mínimo de água e misturar ao suco de laranja.
  2. Suco de laranja com mamão e linhaça: essa mistura é rica em fibras e faz o intestino funcionar melhor
  3. Suco de laranja com abacaxi e cenoura: uma combinação refrescante para os dias quentes do verão.
  4. Suco de laranja com couve: essa mistura é clássica e para garantir a absorção de todos os nutrientes é bom oferecer à criança em jejum.

Leia também | O impacto de bons hábitos na alimentação e saúde das crianças.

Um copo de suco feito na hora e cheio de sabor, portanto, pode ser a solução nas fases mais difíceis de adaptação alimentar das crianças e ainda ajuda a construir hábitos saudáveis para toda vida.