É saudável tomar suco de laranja todos os dias?

- 30 de Março de 2022

 

 

A pergunta é se o consumo diário do suco de laranja faz bem ou não para a saúde?!

Entre os sucos de frutas mais consumidos ao redor do mundo, o suco de laranja é o campeão de todos. O Brasil, por exemplo, está entre os maiores produtores de suco de laranja do mundo, participando com 60% da produção mundial, de acordo com o Ministério da Agricultura, sendo que 80% da produção de laranja é destinada para a produção de sucos pela indústria que são, em sua grande maioria, exportados em forma de suco concentrado e congelado. 

A laranja é uma fruta rica em fibras, vitaminas A, B e C, flavonoides e betacaroteno com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que auxiliam no combate ao envelhecimento precoce, ajudam a reduzir o colesterol ruim, protegendo de doenças cardiovasculares, e fortalecem o sistema imunológico. Além disso, a laranja também possui minerais como potássio e cálcio, necessários para a regulação da pressão arterial.

Mas estudos indicam que, o suco de laranja, por conter muito açúcar em sua composição chamado de frutose, a substância acaba indo parar no fígado e no intestino grosso. O fígado é o órgão responsável por metabolizar o açúcar, gerando uma alta quantidade de glicose que acaba sendo armazenada em forma de gordura. A dica é não consumir em grandes quantidades nenhum tipo de alimento, pois o excesso de algum de seus nutrientes pode chegar a prejudicar sua saúde. O mesmo é com a laranja e sua quantidade de açúcar.

Uma boa forma de obter esses benefícios, é consumir pelo menos 2 laranja por dia ou 300 mL do suco natural, que é muito rico em nutrientes mas tem a desvantagem de não possuir as fibras que existem na fruta crua. Mesmo assim, o suco de laranja é muito eficaz na reposição de nutrientes que o nosso corpo precisa para ficar saudável.

Mas se você é daqueles que não abre mão do bom e velho suco de laranja, não tem problema. Basta consumi-lo com alimentos fibrosos. É que as fibras retardam a absorção da frutose e, aí, o organismo tem a chance de processá-la aos poucos em quantidades moderadas o intestino delgado já dá conta do recado e não precisa repassar o excesso para o fígado ou o intestino.

 

Benefícios do suco de laranja:

  • Antioxidante

  • Neutraliza radicais livres

  • Reduz os efeitos do envelhecimento

  • Diminuem o risco de desenvolvimento de algumas doenças crônicas não transmissíveis.

  • Anti-inflamatório

  • Ajudam a reduzir o colesterol ruim

  • Minerais como Potássio e Cálcio

 

Uma máquina de sucos da Zumex que vai trazer mais saúde e sabor para a sua vida é a Multifruit.

Com Multifruit da Zumex você fica à vontade em misturar frutas, legumes e verduras inventando uma variação de sucos. Junto com o suco de laranja você pode inovar na hora de fazer o seu suco natural misturando o que você achar mais saboroso.

O suco de laranja com couve, abacaxi, gengibre e limão é uma ótima pedida, pois é antioxidante, auxilia na prevenção do envelhecimento, favorece o funcionamento do intestino e ainda fortalece o sistema imunológico sem sobrecarregar o intestino com a frutose.

Beber o suco de laranja diariamente é sim recomendado, mas como qualquer outro alimento, deve ser usado moderadamente.

Obtenha o máximo de eficiência com a Multifruit no processamento de frutas e verduras mais densos, além de contar com a lâmina afiada por muito mais tempo.

Quer saber mais sobre a Multifruit, clique no link: https://www.zumex.com.br/multifruit/