Frutas Cítricas e o que existem em comum entre elas

- 13 de Outubro de 2022

Com certeza você conhece duas ou mais das várias frutas cítricas que existem. E hoje, quero conversar com vocês sobre o que existem em comum entre elas, e o que fazem elas pertencerem ao mesmo grupo. 

Como já sabemos, todas são fontes de vitamina C por excelência, mas não só isso. As frutas cítricas possuem uma maior concentração de ácido cítrico, que além de ser um composto natural, também pode ser encontrado de maneira industrial, porém, não para fins alimentícios. 

Além disso, nas frutas cítricas são encontrados altos níveis de vitamina A, e flavonoides. Os flavonoides são semelhantes às vitaminas, e também exercem uma função antioxidante. Os flavonoides presentes na tangerina e na laranja podem favorecer a absorção da vitamina C no organismo, e consequentemente favorecendo a retenção de cálcio e ferro. 

Alguns estudos já apontam as frutas cítricas como fonte de constituintes bioativos, que também podem atuar com ação antioxidante no organismo. Existem relatos principalmente sobre os fito químicos e o potencial antioxidante das laranjas, no entanto as tangerinas, que também apresentam os mesmos constituintes e a mesma atividade antioxidante não ficam de fora. 

Não podemos negar que as frutas cítricas são consumidas em grande quantidade pelo mundo todo, não só devido a palatabilidade, mas também por todos os seus benefícios. 

Se eu pudesse te dar uma dica, principalmente nos climas frios, seria: Não deixe sua imunidade de lado, inclua três porções de frutas por dia na sua rotina alimentar, tenho certeza que a sua saúde irá agradecer. 

Autora
Vitoria Di Croce
Nutricionista Pós graduada em Nutrição Clínica