O que a embalagem do seu produto precisa ter em 2022

- 28 de Dezembro de 2021


A vontade dos clientes é o principal guia para as mudanças no ramo de Alimentos e Bebidas e, como as prioridades dos consumidores foram reorganizadas nesses dois últimos anos, os empresários precisam estar atentos às novas preocupações do mercado.

O estilo de vida dos clientes foi impactado pela pandemia e trouxe mudanças significativas na tomada de decisões na hora da compra. Durante a crise, todo o setor Alimento e Bebidas teve que se adaptar a essa realidade.

Agora, na fase de retomada, o desafio é se manter alinhado aos novos padrões de consumo do cliente.

Nesse cenário, o papel da embalagem ganha força por causa da preocupação crescente com a proteção e a segurança alimentar. 

O que sempre foi o ponto mais forte de comunicação entre marca e cliente, agora ganha nova relevância na hora da decisão da compra e os empresários precisam atender o que o consumidor espera das embalagens de seus produtos.

Para ficar ainda mais claro quais são os pontos que precisam ser observados em 2022 quando o assunto for embalagem, vamos falar de 3 características essenciais para diferenciar o seu produto e posicioná-lo com vantagem no mercado.

1. Sustentabilidade

A tendência pela procura de alimentos e bebidas saudáveis veio acompanhada de uma  forte conscientização ambiental. Saudabilidade e sustentabilidade são dois conceitos que interagem bem e predominam no mercado.

Apesar de ser uma preocupação de clientes e do próprio setor nos últimos anos, a redução dos impactos ambientais das embalagens é uma exigência cada vez mais presente.

Portanto, é necessário repensar não só o tipo de matéria prima que será utilizada, como todo o processo de produção das embalagens.

2. Transparência

Mais uma vez devido a relevância da pauta segurança alimentar, embalagens transparentes vão ganhar destaque no mercado pelos próximos anos.

Ver em detalhes o que está comprando permite ao consumidor uma análise mais confiável do produto.

No caso de sucos de laranja, por exemplo, embalagens transparentes possibilitam as características naturais do produto, como a cor e a textura da bebida.

 

2. Design que comunique os valores da marca

Já que a embalagem é o principal ponto de conexão com o cliente, o momento de mudanças pede que o design se alinhe às novas mensagens que a marca pretende transmitir. 

Um bom posicionamento de branding mais uma estética que cause um efeito “Uau!” irá conquistar o consumidor.

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