Perspectiva para o mercado de sucos pós pandemia

- 16 de Novembro de 2021

máquina de suco de laranja - pos pandemia

Mesmo diante da crise financeira e de logística enfrentada por todo o mercado de alimento e bebidas nos dois últimos anos, o setor de “soft drinks” ( bebidas não alcoólicas, como sucos e refrigerantes) mantém o ritmo de crescimento e revela uma forte tendência de consumo para, pelo menos, os próximos três anos.

Em entrevista ao BHB (Building Healthier Brands) Foods e suplementos, o analista de dados da Euromonitor, Rodrigo Mattos trouxe insights importantes para quem tem negócios no setor de bebidas e tem o objetivo de aumentar o faturamento nos próximos anos. 

Os dados coletados pela Euromonitor, empresa líder mundial em pesquisa de estratégia de mercado, mostra os sucos naturais de frutas despontando como principal tendência para o setor até 2025.

Na categoria de bebidas não alcoólicas, os sucos naturais cresceram 10% em 2020, no primeiro ano de pandemia. Em comparação, os refrigerantes cola cresceram apenas 0,3% no mesmo período, apesar do branding consolidado das grandes marcas do mercado mundial.

Outro dado relevante neste cenário é que o tipo néctar, os sucos de caixinha clássico, teve um decréscimo de 11% durante a pandemia.

Analisando esse conjunto de informações, é bem clara a conclusão de que a saudabilidade dos sucos naturais foi um fator determinante para o consumidor e seguirá tendo grande peso na hora da escolha nas prateleiras dos supermercados.

“Houve uma busca por produtos mais baratos, mas também houve a busca por produtos de melhor qualidade. Como se o consumidor pensasse ' a vida já está difícil, então vamos consumir coisas que valham a pena'. E nós apostamos nessa tendência até, pelo menos, 2025”, afirmou Rodrigo.

A combinação de dois elementos do cenário atual mostra todo o potencial dos sucos naturais para o aumento das vendas: uma demanda aquecida, que orienta a compra considerando a saudabilidade dos alimentos, e um consumo per capita ainda baixo e com margem para crescimento.

Melhor informado e priorizando a saúde, o consumidor tem repensado seus hábitos. Portanto, é hora dos negócios de alimentos e bebidas repensarem também seus produtos e formas de atendimento para atender as expectativas de seus clientes.

O impacto das tendência de mercado nos supermercados 

Diante dos dados apresentados pela Euromonitor, as grandes cadeias de supermercados serão o tipo de negócio mais impactado por essas tendências. 

Pensando em grande escala, os novos padrões de consumo continuarão a ser mais facilmente percebidos entre os corredores das grandes cadeias de negócios de varejo e atacado de alimentos.

E a Zumex, empresa líder de máquinas de suco de laranja industrial, apresenta propostas eficazes para posicionar bem seus clientes nesse cenário e garantir que os estabelecimentos parceiros aproveitem ao máximo a oportunidade de crescimento dos próximos anos.

Para os supermercados, nossas extratoras de suco de laranja industrial de alto rendimento atendem à grande demanda desses estabelecimentos.

A Máquina de suco Speed S + Plus é a mais completa do nosso portfólio. Rápida e robusta, essa máquina de suco tem o potencial para mudar o seu negócio.

Ela processa 40 frutas por minuto e suporta até 20kg no seu alimentador. Além disso, tem esteira giratória, display digital e gancho de autosserviço, que torna possível inovar na hora de oferecer suco de laranja feito na hora para o cliente através dos Juice Corners

| Leia mais: Juice Corners - A inovação de autoatendimento para o seu negócio

Para saber mais sobre Speed S+ Plus, entre em contato com nossa equipe de vendas pelo site ou pelo ícone do Whatsapp posicionado no canto da tela.