Sabe a diferença entre néctar, refresco, suco e suco natural?

- 09 de Agosto de 2021

Saiba qual deles é a melhor opção para sua saúde e faça a escolha certa.

Na hora de decidir qual bebida vai acompanhar a refeição, além do nosso paladar, consideramos também os benefícios para nossa saúde. Entre as opções, é sempre mais interessante escolher aquela com maior valor nutricional.

suco natural de laranja

Por isso, os sucos são sempre os preferidos por ter uma boa quantidade de vitaminas em sua composição. Mas, se você parou para ler os rótulos, já deve ter percebido que nem todas as bebidas tem a palavra “suco” escrita na caixinha.

Escolher apenas pela imagem da fruta estampada na embalagem pode não ser a melhor opção para a sua saúde.  Isso porque o que é normalmente chamado de suco, na verdade, recebe outras classificações.

De acordo com a legislação brasileira, as bebidas de origem vegetal devem ser classificadas em Suco, Néctar ou Refresco, dependendo da quantidade de fruta e dos aditivos alimentares que elas apresentem na sua composição.

Portanto, só pode ser chamado de suco a bebida que tenha 100% da fruta e nenhuma adição de aromas e corantes artificiais. É permitida apenas a adição de açúcar e dióxido de carbono, sendo obrigatório colocar essa informação no rótulo do produto.

Art 18 § 1o O suco não poderá conter substâncias estranhas à fruta ou parte do vegetal de sua origem, excetuadas as previstas na legislação específica.

O Néctar pode conter de 30% a 50% da fruta na sua composição. Isso vai variar de acordo com o sabor da bebida. As de sabores ácidos têm uma concentração menor, por exemplo.

Já os Refrescos são os que apresentam a menor quantidade de fruta, chegando ao máximo a 30%. Para algumas frutas esse percentual pode ser apenas de 5% de volume de suco natural, como os refrescos de limão e maracujá.

Outra informação muito importante sobre os refrescos é que nesse tipo de bebida é possível adicionar açúcar, corante, aromas artificiais e outros aditivos alimentares.

Sucos de caixinha x Suco natural espremido na hora

Nem toda bebida industrializada de origem vegetal, portanto, pode ser chamada de suco. Essa é a principal diferença entre as opções “de caixinha” e o suco natural da fruta espremido na hora, especialmente o de laranja.

Do ponto de vista nutricional, um copo de 200ml de suco de laranja espremido na hora oferece 80% da quantidade de Vitamina C recomendada para adulto. Já os sucos de caixinhas têm apenas 57% do valor diário recomendado.

Além disso, a segurança e qualidade do suco são 100% garantidas quando a bebida é feita na hora, sob a demanda do cliente.

O frescor e a seleção cuidadosa das laranjas também fazem toda diferença no sabor. Ou seja, a bebida espremida na hora não é só a opção mais saudável, é também a mais gostosa. Por isso o suco natural da laranja é o preferido dos brasileiros.

 

 

Galeria