Cuidados na alimentação para um ano saudável

- 04 de Janeiro de 2022

Durante nossos dias, com diversos afazeres, esquecemos muitas vezes de ter uma alimentação saudável.

Fast-food e aplicativos de comidas transformam e deixam mais fácil o jeito de se alimentar com toda essa correria do dia a dia. Comidas mais rápidas e menos saudáveis acabam sendo os mais pedidos por comodidade e praticidade.

Aí entra a pergunta: Você tem uma alimentação saudável?!

 

Aqui vão 8 dicas de como ter uma alimentação saudável, são elas:

 

  • Beba bastante água e sucos naturais: A água faz uma limpeza em todo nosso organismo, hidratando nossa pele, e é por ela que vitaminas e minerais chegam nas células de todo nosso corpo. Sucos naturais são ótimos repositores também. 

 

  • Dê preferência para alimentos integrais: Inclua na sua alimentação produtos integrais como arroz integral, macarrão integral, pão integral dentre outros. Alimentos integrais preservam a integridade de seus nutrientes, são mais nutritivos do que os refinados, possuindo maior quantidade de fibras, vitaminas e minerais.

 

  • Inclua alimentos orgânicos em sua alimentação: Alimentos orgânicos são produzidos sem uso de agrotóxicos sintéticos, transgênicos ou fertilizantes químicos. As técnicas do processo de produção respeitam o meio ambiente, a saúde do trabalhador agrícola, a do consumidor e têm como objetivo manter a qualidade do alimento.

 

  • Coma a salada primeiro: Comer a salada antes da refeição ajuda a aumentar a sensação de saciedade, uma vez que os vegetais demoram mais tempo para serem mastigados e são ricos em fibras. Além disso, os vegetais são ricos em compostos bioativos que auxiliam o fígado no processo de detoxificação.

 

  • Alimente-se devagar: Alimentar-se rápido demais nos deixa a sensação de peso, de sono, e faz com que comamos mais do que o necessário também. Por isso, coma devagar e saboreie o alimento.

 

  • Reduza os níveis de açúcar, sal e óleo: Comer a salada antes da refeição ajuda a aumentar a sensação de saciedade, uma vez que os vegetais demoram mais tempo para serem mastigados e são ricos em fibras. Além disso, os vegetais são ricos em compostos bioativos que auxiliam o fígado no processo de detoxificação.

 

  • Aposte em lanches saudáveis: Invista em um mix de castanhas (que são facilmente transportadas), frutas, sucos naturais ou um sanduíche integral para evitar de comer besteiras e burlar a sua alimentação saudável.

 

  • Consuma frutas todos os dias: Frutas são alimentos saudáveis, e assim como as verduras e legumes, possuem uma grande variedade de vitaminas, minerais e fibras. Por essa razão, o seu consumo ajuda a prevenir diversos tipos de doenças, tais como as do coração e alguns tipos de câncer.



 

Além de todas essas dicas também se recomenda várias práticas para um consumo saudável como evitar processados, comer com regularidade e praticar atividade física. O consumo de sucos naturais têm crescido por conta da procura por alimentos saudáveis e seus benefícios.

Veja também: Tendências de consumo para o verão de 2022

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Bora começar 2022 com alimentação saudável!!!